editor de texto

Arquivo é um conjunto de informação. Essa informação pode ser um texto, uma imagem, planilha eletrônica, vídeo, música e por ai vai.

Para que possamos rever aquilo que fizemos, deixamos guardado no computador... Esse processo chamamos de salvar. Como acabamos de digitar o texto, agora iremos salvar.

Três informações são importante na hora de salvar um arquivo: local aonde esta salvando o arquivo, o nome e o formato.

tela de salvar

legenda:

1. Local atual: aonde você esta salvando o arquivo ; 2. Nome do Arquivo: o nome que deseja dar ao arquivo ; 3. Tipo de arquivo.

Os arquivos tem Nomes e Formatos.

É necessário que você coloque um nome do arquivo. Você pode chamar, por exemplo, o arquivo de texto1 e o próximo texto2 e assim por diante. O problema é quando você ter 100 arquivos saberá o que tem no arquivo texto12 do arquivo texto53? Então a melhor forma é você colocar o nome do arquivo de acordo com o conteúdo, por exemplo: o nome da poesia ou do autor que acabamos de digitar.

Formato é como se fosse uma grande família, por exemplo: imagem, áudio, vídeo, texto. Dentro dessas famílias ainda existem qualidades diferentes, caracteristicas diferentes que permitem que tenha formatos diferentes, pois são para necessidades especificas. Outras palavras que tem o mesmo sentido são: "tipo de arquivo", "extensão do arquivo" e "formato de arquivo".

Abaixo os formatos mais usados de cada tipo de arquivo:
imagem: png, jpg, gif, svg, bmp, tiff, pdf;
audio: ogg, mp3, wav, wma, m4a, ra, aac, ac3, aiff;
video: ogg, mpg, wmv, ram, avi, mov;
texto: rtf, txt, doc, odt, sxw;
planilha: ods, sxc, xls, csv;
compactado: tar, bz2, zip, rar, gzip, 7zip , ace , sit e hpx.

uma vez que sabe o formato do arquivo, sabemos do que se trata o conteudo e em qual programa você irá abri-lo.

Aonde salvar o arquivo? - As pastas (também chamado de diretório) é onde deixamos guardamos os arquivos. A organização dos arquivos em pastas facilita a gestão. Esse critério é definido pelo usuário, ou seja, quem vai usar os arquivos. Podemos separar os arquivos pelas familias, pelo formatos: uma pasta chamada imagens, textos, videos, musicas e por ai vai. Também podemos criar sub-pastas, ou seja, dentro da pasta textos eu posso criar outra pastas para facilitar mais ainda a minha organização criando uma pasta chamada poesias, trabalhos escolar, livros, etc.

As pastas dos usuarios ficam dentro de /home. Se acaso você estiver com o usuario ashanti, os arquivos pessoais estarão em /home/ashanti, que é o local aonde você tem permissão para criar pastas, salvar seus arquivos e alterá-los.

inicial > próxima: editor de texto II