Scribus
[ Na gráfica << [ pagina inicial ] >> primeiros passos no Scribus ]

Sobre Scribus

O Scribus é programa livre para a produção de revistas, folders, jornais, cartazes enfim, qualquer documento que necessita de uma bela apresentação de texto e imagens. Suporta formatos de saída do tipo pdf, ps, png, jpg, svg.

fotos da tela do scribus

Página do Projeto:
http://www.scribus.net

Wiki do Projeto em Português-Brasileiro:
http://wiki.scribus.net/index.php/Página_principal

Código-Fonte e Binários:
http://www.scribus.net/?q=downloads

Instalando Scribus em Debian Lenny

No repositório oficial do Debian é possível baixar o scribus em duas versões: 1.3.3.12 (como scribus) e 1.3.4. (como scribus-ng).
# apt-get install scribus

Até o presente momento, que está sendo escrito esse tutorial, o Scribus encontra-se na versão 1.3.6. Essa versão está empacotada para Debian Lenny no servidor do projeto e também pode ser instalado via apt; Para isso acrescente em seu sources.list a linha:

deb http://debian.scribus.net/debian/ stable main non-free contrib

chave gpg:
# gpg --keyserver wwwkeys.eu.pgp.net --recv-keys EEF818CF
# gpg --armor --export EEF818CF | sudo apt-key add -

instalando:
# apt-get update
# apt-get install scribus

Configurações Adicionais

Se acaso você quiser mais fontes, duas opções são: www.dafont.com/ e http://moorstation.org/typoasis/. Eu deixei disponível as minhas fontes aqui.

Para adicionar as novas fontes, mova a pasta "fontes" para dentro de /usr/share/fonts, assim todos(as) usuários(as) terão acesso, ou se acaso não tiver acesso administrativo da máquina, renomeie a pasta "fontes" para ".fonts" na raiz da pasta pessoal do(a) usuário(a) que você está utilizando.