Scribus
[ Sobre Scribus << [ pagina inicial ] >> Usando Colunas ]

Primeiros passos no Scribus

Ao abrir o scribus teremos somente dois ícones: "criar um novo documento" icone = novo projeto e Abre um documento icone - abre documento

Ao clicar em "criar um novo documento" irá aparecer o seguinte diálogo:

configuração de novos projeto

- Na opção de "Tamanho da página" teremos várias tamanhos, mas iremos trabalhar nesse primeiro teste com A4, a orientação em "Retrato" somente;
- Em opções ficará com duas páginas e unidade de medida iremos usar milimentro (mm);
- Na opção de guias deixaremos: topo=10, inferior=10, esquerda=10, direita=10 (essa medida será milimentro);
- Não iremos usar "Quadros de texto automáticos" nesse primeito momento.
- Para finalizar, clique em ok.

bem, agora temos nosso projeto em retrato, A4 e com margens de 10 mm em todos os lados. As guias criadas irão nos orientada com os limites pré-configurados em impressoras comuns. Tudo pode ser modificado, tanto do projeto como na hora de imprimir, mas será necessário algumas configurações que veremos em outo momento.

inserindo um texto

Após iniciar o projeto novas opções de ícones ficam habilidas para o uso. Começaremos o uso da ferramento inserindo um texto, para isso vamos criar uma caixa de diaologo de texto clicando no ícone caixa de dialogo e depois criando uma área clicando em um ponto da página e arrastando o ponteiro do mouse até um tamanho desejado, como mostra o exemplo:

caixa de texto

Agora para inserir um texto, com a caixa selecionada clique em inserir texto e aparecer a caixa de dialogo:

formatacao de texto

Aqui teremos opções de alinhamento, marcação, tipo e tamanho de fonte, cor de preenchimento e borda, entre outras coisas.

É possivel adicionar o texto escrevendo direto ou pegando um texto apartir de um arquivo txt, por exemplo. Paa formatar o texto é necessário deixa-lo selecionado e depois usar qualquer aplicação. Para visualizar o texto na caixa de texto, clique no botão botão do inserir texto na caixa

dicas [0.1]

No lado esquerdo do rodapé temos opção de viasualização e navegação da página zoom. Essas opções também pode ser encontradas no manu "Visualizar".

inserindo imagem

Para inserir uma imagem usamos o ícone inserir imagem e no local desejado demarcamos o espaço aonde será inserido a imagem.

espaço para imagem

Então, com o quadro selecionado, clique com o botão direito do mouse em cima do quadro e clique (com o botão esquerdo) na opção "Obter Imagem". Agora localize a imagem e ok.

No caso da imagem não ser do mesmo tamanho do quadro você redimensionar o quadro para tamanho da imagem ou a imagem para o tamanho do quadro. Para a primeira opção clique em cima da imagem com o botão dreito e depois com o botão esquerda clique na opção "Ajudar o quadro à imagem"; para a segunda opção clique em cima da imagem com o botão direito e com o botão esquerda clique na opção "Mostrar Propriedade", irá abrir um dialog, então vá em "Imagem" > clique em "Rediomendionar para o tamanho do quadro" e desmarque "Proporcional" e ok.

espaço com imagem

O scribus suporta para importação os formatos de imagem: png, tif, gif, jpg e xpm.

salvando e exportando

Clicando em salvando arquivo teremos dialogo para salvar nosso projeto.

salvando arquivo2

O formato padrão do scribus é o sla. Há outra opção de salvar em sla.gz que no caso estará compactado. O formato do scribus é um arquivo xml, ou seja, trabalha com tag. Então a imagem não fica anexada ao arquivo e por isso é necessário sempre criar uma pasta aonde fica todo o projeto, o arquivo sla e as imagens, para não ter problema ao enviar o projeto para outra máquina.

Se acaso você usou imagem de diferentes diretórios e não quer o trabalho de cópia-las para outro local e ter que alterar o endereço no Scribus, uma opção isso é "Diretório de salvamento", aonde você indica a pasta que quer gravar todo o projeto e mandar salvar o projeto sla e também os arquivo de imagens e fontes usadas.

Na opção de exportação para outro formatos o scribus suporta os formatos: eps, svg, pdf ou como imagem. O aconselhado aqui é em pdf por causa da sua portabilidade. Exportar para pdf clique no botão exportando para pdf e aparecer o seguine dialogo:

exportando para pdf2

As opções de configuração para exportação em pdf, são auto-explicativas, mas nem sempre se sabe o que é ou não necessária tirar do padrão. Informações importantes são:

- as opções de resolução, na aba Geral (a resolução implica na qualidade do arquivo);
- colocar as fontes dentro do arquivo pdf, na aba Fontes (resolve o problema da gráfica não ter a fonte que você usou e alterar a diagramação);
- e na aba Cor, escolher entre web ou impressora (implica no peso do arquiv, além da opção para deixar em cmyk.)




créditos: [1] a poesia utilizado no exemplo chama "Canção dos lírios", de Carlos Marighella, extraído do livro Rondó da Liberdade. [2] O homem da foto é Carlos Marighella e vem do acerdo do site carlos.marighella.nom.br.