Scribus
[ Texto contornando imagem << [ pagina inicial ]

Folha de estilos

Folha de estilos é o conjunto de formatos pré-programados em um software de editoração. No início da editoração eletrônica, você tinha que marcar texto por texto e aplicar a formatação a cada vez: mudar família tipográfica, mudar tamanho da letra (corpo), mudar estilo (negrito, itálico), mudar o alinhamento (justificado, alinhado à esquerda). Com a folha de estilos, você clica no texto e clica no estilo. Pronto, o texto se formata conforme as especificações do estilo.

Basicamente, a folha de estilos aparece ao usuário como uma lista de nomes como "Título" "Subtítulo", "Primeiro parágrafo", "Lista" etc. Ao se clicar num texto e se clicar num nome da lista, o texto se formata conforme as características do estilo.

Entre as vantagens da folha de estilos estão:

1. Rapidez na diagramação. É MUITO mais rápido clicar em um estilo do que mexer em dezenas de especificações em lugares diferentes do programa de editoração.

2. Padronização de formatos conforme o projeto gráfico. O projeto gráfico será respeitado porque já está todo programado na folha de estilos.

3. Possibilidade de reaproveitamento de um projeto gráfico em outra publicação, mudando apenas alguns detalhes como família tipográfica.

4. Maior rapidez na criação de projetos gráficos, porque quando você muda um estilo, todo o texto que está marcado com aquele estilo será modificado. Fica mais fácil fazer estudos gráficos.

* retirado do sítio de José Antonio Meira da Rocha


Usando Folhas de estilo

Vá em Editar > Estilos de parágrafos > Novo > Insira o nome do estilo e acerte a formatação

folhas de estilo

Crie caixa de texto, insira o texto e no "Editor de História" selecione folha de estilo desejada:

folhas de estilo