Scribus
[ Usando Colunas << [ pagina inicial ] >> Texto contornando imagem ]

Formas

Muitas vezes o uso de formas ajuda a organizar as informações, seja numa tarja para informações de local/data/ano/número da edição, com abaixo

exemplo de titulo

ou um destaque.

exemplo de destaque

Então usaremos a opção inserir formas, clique e segure o mouse na seta e irá aparecer mais opções

inserir formas

Posicionado objeto e determinado tamanho

Escolha a opção quadrado e faça um objeto de qualquer tamanho, clicando na área branco e arrastando. Depois, com o objeto selecionado, clique com o botão direito em cima do objeto > vá em propriedades.

propriedades do objeto

Selecione a opção Z,Y,Z e teremos as opções de posionamento e tamanho do objeto.

Olhamos o ponto de base
imagem - ponto de base

sua função é orientar de que extremo partir os valores, no caso estamos usando no topo a esquerda.

Uma vez configurado o ponto de base vamos configurar a opção de Posição X e Posição Y colocando como valor "0" para ambos e teremos a imagem no topo na extrema esquerda

propriedades do objeto

Aqui iremos ter Altura e Largura. Como no ínicio do projeto escolhemos a unidade de medida em mílimetro em todas outros momentos os dialogos irao usar com padrão o mílimetro.

Uma informação importante aqui é olhar a opção de deixar com Mantêm a proporção ou não. Para trocar basta clicar em cima de
propriedades do objeto

e ficará

propriedades do objeto

e coloquei os valores de Largura e Altura em 210 x 50

exemplo de redimensionamento do objeto


cantos arrendondados

Ainda no diálogo Propriedades em objeto temos a opção de arrendondar os cantos de um quadrado. Para isso colocamos na aba formas e colocamos um valor.

exemplo de objeto com cantos arrendondados

No caso acima usei 7 mm.

trocando cor

Vá na aba cor em Propriedades

exemplo de trocando cor do objeto

Importante observar se esta escolhendo preechimento ou borda, bastar observer se está selecionado

opção cor do preenchimento - preenchimento

opção cor da borda - borda

linha

Aba Linha - Aqui você pode escolher o tipo de linha, borda.

configuração da linha

Outra opção interessante para forma é usar opacidade. Basta criar a forma e inserir qualquer cor e ao deixar o valor de opacidade menor de 100% a cor da forma vai ficando transparênte.

forma com opacidade





créditos: [1] a primeira imagem utilizada nesse exemplo foi extraída do arquivo-fonte do projeto de diagramação do jornal improviso; [2] o texto "Indígenas brasileiros e ativistas bloqueiam entrada da multinacional Procter&Gamble na Alemanha" e a imagem foram extraído do site Centro de Midia Independente em http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2006/05/352698.shtml; [3] A imagem da pessoa carregando o saco foi retirada do artigo "Zapatistas entregam produtos solidários a Cuba, Queretaro e Colima" extraído do site do entro de Midia Independente http://www3.brasil.indymedia.org/pt/red/2006/04/351424.shtml; [4] A foto do palhaço é de Talita Oliveira, retirado de http://www.flickr.com/photos/talitaoliveira/2718824610/ e o Palhaço Xuxu.